22. Como, quando e o que significa CAN, COULD, SHALL, SHOULD, WOULD, MUST, MAY, MIGHT e WILL.

by Erika Belmonte
3 comments

O episodio desse podcast você encontra aqui no site ou nas maiores plataforma de audio como Spotify, Apple Podcast, Amazon Music, Google podcast and Deezer. Procure por Inglês com Erika Belmonte 🙂

I’m not saying that you can, could, would, may, might or should listen to my podcasts… but that you MUST! You have to! And you will! hahaha Shall we? hahahaha

Haja criativadade pra montar frase usando todos os modal verbs em inglês!

E aí? Já conhece quais são esses verbos que eu mencionei?

Sim, CAN, COULD, SHOULD, WOULD, MAY, MIGHT, MUST, SHALL AND WILL!

O que significa cada um, como são usados, quais as diferenças…. quem os usam e quais os erros mais comuns! Hoje, no Erika na America Podcast! rs

Hey you guys! Sejam muito bem vindos ao episódio #22 do podcast de inglês mais parrudo e divertido: haha o ERIKA NA AMERICA PODCAST!

Aqui é a Erika Belmonte, sou especialista no ensino de inglês para brasileiros e toda semana eu vou estar por aqui para te ensinar inglês de uma forma simples, divertida, sem enrolação e direto dos Estados Unidos. Já siga meu podcast pra não perder nadinha!

Voltando com mais um assunto importantíssimo em inglês: uma série de verbos que se comportam do mesmo MODO… os VERBOS MODAIS, ou MODAL VERBS! Talvez você já tenha ouvido falar ou aprendido, mas ainda trava, não se sente seguro ou perdido em como colocar isso tudo em prática? Calma que isso acaba hoje!

Vamos falar de cada um: CAN, COULD, SHOULD, WOULD, MAY, MIGHT, MUST, SHALL AND WILL! Primeiro sobre a estrura e depois significado e uso, combinado?

Primeira dica: Você já deve ter aprendido que na afirmativa do presente, por exemplo, alguns verbos mudam de acordo com a pessoa né? Tipo: she has / he gets / it works e assim por diante.

Com qualquer modal verb que eu mencionei, NADA MUDA! Ou seja, mesmo no presente, vai ser sempre CAN… MAY… WOULD… pra qualquer pessoa!

  • I can do it
  • He must be
  • She should travel
  • It might work

Got it?

Ah, e importante: nunca coloque TO depois de qualquer um desses verbos ok? Lembra que eu falei que eles funcionam do mesmo modo? Então essa mesma regra se aplica a todos.

Eu sei.. em inglês

  • EU PRECISO COMER → I NEED TO EAT
  • NÓS QUEREMOS TRABALHAR → WE WANT TO WORK
  • ELES TÊM QUE IR → THEY HAVE TO GO

Maaaas, com esses verbos especiais, CAN, COULD, SHOULD… etc… a gente NUNCA coloca TO depois do verbo ok? Já já vou falar dos significados, mas só pra vc entender:

  • EU POSSO IR → I CAN GO (E não I CAN TO GO, ok?) I CAN GO!
  • NÓS DEVERÍAMOS ESTUDAR → WE SHOULD STUDY… viu que não tem TO????
  • ELA TEM QUE PAGAR → SHE MUST PAY!

Anotou isso? Cuidado porque isso é um erro MUITO comum ok?

Vamos em frente e com uma pergunta que eu sei que você vai me fazer:

Erika, e no passado, como fica? Então, na verdade fica pra outro episódio hahaha

Porque algumas estruturas vão mudar e eu preciso ir baby steps com vocês! Hoje a gente aprende o básico e em um episódio mais pra frente eu ensino como dizer cada um no passado e futuro, combinado? So let’s stick with the present tense today!

Falamos da afirmativa né? Agora como a gente faz uma pargunta usando os MODAL VERBS?

SIMPLES! Lembra do velho e famoso VERBO TO BE? Lembra que pra fazer pergunta, a gente colcoa o verbo lá na frente? Não lembra… então eu vou alumiar sua memória HAHAH

  • She is your sister → Is she your sister?
  • They are doctors → Are they doctors?
  • You’re insane. → Are you insane?

Lembrou?

Digams que os modal verbs são amigos próximos do TO BE. Meu pai até hoje me diz: Diga-me com quem andas que eu te direi quem és hahahaahha Logo, vamos fazer o mesmo com os modal verbs. Olha só!

  • We can travel → Can we travel? (viu, joguei o CAN la pra frente).
  • You should go → Should you go?
  • She may need → May she need…?

Reparou que eu não usei DO? Nem DOES? Nem DID? Nem nada que você pense de diferente? hahahaha Apenas jogue o modal verb la pra frente and voilá! Habemus interrogativas hahaha

Agoooora, se forem frases negativas… lembra do NOT? Lembra que quando a gente usa verbo to be, a gente coloca DEPOIS do verbo to be? I am not, they are not, she is not… ???

Aqui é mesma coisa!!!

  • I could not tolerate
  • She should not bring
  • We would not drink

Você até pode fazer a famosa contração e dizer COULDN’T ao invés de COULD NOT… SHOULDN’T para SHOULD NOT… MUSTN’T para MUST NOT… CAN’T para CANNOT…. e assim vai!

Legal, já sabemos como funciona a estrutura… mas e o significado de cada uma? Bora lá!

O primeiro que vou mencionar é, para surpresa de muita gente é o WILL. Não, não é o Will smith e nem o Will I am… hahaha ma so verbo WILL, conhecido por muitos como o verbo que representa o futuro em inglês! E simmm, ele pertence à família dos modal verbs por que???? Porque ele tem em sua estrutura, o mesmo MODO que os outros (can, could, should… etc)

O MODO de fazer uma frase é igual… a estrutura é igual… o que muda, é o significado de cada um!

O WILL é utilizado para expressar futuro. Tanto um futuro mais distante e incerto, quanto para promessas e ações quase que imediatas, do tipo:

  • I WILL help you in a few minutes
  • She will travel in 2 years.
  • They will do it tonight! (viu que não tem TO? They will DO e não will TO DO.. ok?)

Se você quiser aprofundar o assunto do futuro em inglês, tem uma aula minha no youtube completa. Corre lá! É só procurar por Erika Belmonte, se increver no canal e assistir tudo haha

Na negativa fica: WILL NOT / WON’T – I won’t study English tonight.

Se eu quiser transformer essa frase em pergunta então é só colocar o WILL antes do meu sujeito, ficando: – WILL YOU study Tonight?

NEXT ONE: WOULD

Bom pra começo de conversa, WOULD sozinho não tem tradução. Ele precisa do próximo verbo para ter o seu significado. ele é muito conhecido por ser a terminação -RIA no final do verbo! É tipo uma condicional… eu gostaria, comeria, falaria, estudaria, brincaria…. I would like, eat, would speak, would play…

Porém….. WOULD também pode ser utilizado para falar sobre o passado, no sentido de COSTUMAVA!

Eu costumava comer – I would eat

Ela costumava estudar – She would study

Nós costumavamos trabalhar – We would work

Tudo vai depender do contexto! Se você disser I WOULD VISIT e acabar a frase… isso pode ser tanto EU VISITARIA.. quanto EU COSTUMAVA VISITAR… precisa do restante da frase, do complemento, do contexto para aí você saber o que é o que!

  • I would visit Japan one day.
  • I would visit my parents every weekend 10 years ago.

NEXT: CAN

Esse é um dos mais populares dos modais, a real fan favorite! Can significa PODER, CONSEGUIR… Então quando eu falo: “I can drive”, significa que eu posso, eu consigo, eu tenho a habilidade de dirigir, ou eu consigo naquele momento porque estou com tempo livre, sei lá!

Outro exemplos:

  • Can you talk to your boss now?
  • We can speak German.
  • They can’t swim in the river.

ONE MORE: COULD

Lembra que eu falei que estamos focando o episódio de hoje no tempo presente? Então… “could” é muito conhecido por ser o passado de “can”, mas vou deixar para dar mais detalhes do passado dos modais em outro episódio, lembra? Vou falar do significado do COULD no presente mesmo porque inclusive, pouca gente sabe usar porque fica com a ideia fixa que ele é apenas do passado hahaha

COULD digamos que é como o CAN, porém mais polidinho, mais educadinho, criado pela avó hahaha É o famoso PODERIA!

Dá na mesma vc dizer: Você pode vir aqui? / Você poderia vir aqui? em portugues certo?

Porém o PODERIA não soa mais fofo? Mais pisando em ovos? HAHAHAHA

Eu sou uma pessoa mais direta e confesso que sou mais fã do CAN, mas precisamos ter a sensibilidade do ambiente e com quem estamos falando também.

Não… não é apenas para situais formais como muitos dizem por aí! Se você está brava com o seu marido, mas estão jantando na mesma mesa o sal está longe de você, certeza que você vai soltar um… COULD YOU PASS THE SALT, PLEASE? hahahahaha

Se vc riu é pq vc tbm faz isso HAHAH ou a sua esposa HAHAHAHAHA

Ta curtindo as explicações aqui? Gosta da minha forma de ensinar? Então

Não fique de fora da próxima turma que vou abrir do meu curso online de inglês. Ele é totalmente focado em imersão legendada sem sair do Brasil, com muito detalhe, explicações, estrutura, exercícios de writing, listening, reading, speaking… lives toda semana fechada para alunos e com todo o meu suporte e acompanhamento! Você faz o curso no seu tempo e terá o meu suporte sempre que precisar. Já cadastre o seu e-mail em http://curso.erikabelmonte.com.br e seja meu grasshopper!

O nosso próximo modal é… MAY

Não… não é MAY o mês de MAIO haha mas MAY de verbo mesmo, que significa DEVE / PODE porééém com sentido de PROBABILIDADE ou POSSIBILIDADE (SIM, COMO UMA AUTORIZAÇÃO). Deixa eu dar mais detalhes:

  • Se eu disser: “It may rain later” – Tipo… Deve chover mais tarde.. Talvez chova, existe uma chance, uma probilidade….
  • You may find me here later… Talveeeez vc me encontre aqui mais tarde, você deve me encontrar aqui mais tarde, existe essa chance…

Mas também, como eu disse, no sentido de PODER porém de AUTORIZAÇÃO, de dizer que eu deixo vc fazer isso:

  • You may bring your kids to work (Você pode trazer seus filhos pro trabalho, é autorizado isso).
  • She may leave now! (Ela pode ir embora agora, eu deixo, ta autorizado!)

OUTRO MODAL VERB PARECIDO COMO MAY… É O MIGHT! E cuidado com a pronúncia porque não é maighitiiii… Não fale o G! Might! ok?

MIGHT é igual o MAY, só que diferente hahahaha just kidding!

MIGHT também é usado pra falar de POSSIBILIDADES, porém eu diria que possibilidades mais remotas, as chances são menores…

Tipo, é quando você quer dizer um NÃO, mas não quer ser mal educado, então vc diz um “oia, talvez, se der, se eu puder, ser rolar….aí eu vou, faço… hahahaa”

  • I might travel with my sister this weekend (Não é certo, a gente ainda tá só falando… mas talvez eu viaje no final de semana com a minha irmã).
  • Do you think it’s gonna rain later? – Hum… it might!!! (do tipo, oia, o céu ta azul, eu até vi na previsão que a chance de chover é de 40% mas não boto muita fé não, maaaas, vai que!!!)

MIGHT é o DEVE no sentido de POSSIBILIDADES BAIXAS ok?

NEXT ONE: SHALL.

O shall não é o mais comum dos verbos modais, porém, ainda sim é presente e por isso precisamos saber usar… Primeira coisa, no Reino Unido ele pode ser usado ao invés do WILL para falar do futuro, então seria correto dizer: I WILL TRAVEL TO LONDON ou I SHALL TRAVEL TO LONDON. Porém, isso não é muito utilizado no inglês americano.

Outra coisa curiosa a se prestar atenção sobre o SHALL é que ele é usado apenas com os PRONOMES I e WE, EU E NÓS.

Isso porque ele é usado pra sugerir algo, convidar para algo, oferecer algo, pedir um conselho… e você não pode fazer isso no nome de outra pessoa, ta?

  • Shall we get started?
  • Shall we go for a walk?
  • Let’s have lunch now, shall we?

BORA QUE TÁ ACABANDO… PRÓXIMO MODAL VERB: SHOULD!

Should é o verbo amigo, é aquele te dá as dicas, os conselhos sem te punir, sem te julgar ou recriminar hahaha – Digamos que algumas vezes inclusive ele expressa uma obrigação MORAL.

Sabe quando o seu amigo fala que você deve pedir desculpa por vc ter sido grosso e mal criado com o time? You should apologize to the team!

SHOULD é o mesmo que DEVE/DEVERIA mas de novo, com a ideia dar um conselho, sugestão…

Quando eu falo: You should study. Isso quer dizer que STUDY é a melhor coisa pra você, mas não quer dizer que você tem a obrigação de estudar. YOU SHOULD STUDY, VOCÊ DEVERIA ESTUDAR.

  • You should go to the doctor – Vc deveria ir ao médico, sua saúde tá pior, pode ser sério… eu me importo com vc e não quero ver você doente…

Agora o cenário muda quando o trem passa de CONSELHO…DIQUINHA… PARA: TUA BATATA TA ASSANDO!!! MUST é MODAL VERB que significa DEVE/ TEM QUE e sim, no sentido de obrigação, de que, se você não fizer, você vai ter sérias consequências por causa disso!

Vamos comparar duas frases: YOU SHOULD STUDY e YOU MUST STUDY.

Quando eu falo YOU SHOULD STUDY estou te dando um conselho, pq eu sei que estudar é o melhor pra você, porque a matéria é difícil e a prova é amanhã…

mas quando eu falo YOU MUST STUDY aí você não tem opção, você deve, tem que, precisa estudar porque se você reprovar, você vai perder seu emprego, sua mesada, vai repetir de ano, etc etc

E adivinha? MUST na negativa é justamente A OBRIGAÇÃO DA NEGAÇÃO hahaha em outras palavras mais entendíveis hahaha, a PROIBIÇÃO!

  • YOU MUST NOT SMOKE HERE significa que se eu te pegar fumando, eu te ponho pra fora porque aqui é proibido fumar! SHE MUST NOT DRINK ALCOHOL BECAUSE SHE IS PREGNANT é o médico da moça dizendo que ela não pode beber álcool porque ela tá gravida… não pode de estar proibida pq isso pode afetar o bebê gravemente. O amigo dela até pode dizer: Hey girl, you shouldn’t drink alcohol… pq ele gosta dela, se importa com ela e dá dando um conselho… o médico vai ser mais ENFATICO! Vai proibir ela de fazer isso!

E é fechando nosso episódio que eu digo:

YOU MUST NOT MISS MY PODCAST EPISODES! NEVER! EVER!

Exatamente! Você tá proibido de perder meus episódios do podcast! nenhum sequer hahaha

Por que? Inglês fluente só pra quem aqui está presente! E praga da Erika pega mais que que de mae, então experimenta pra ver ver as consequências do meu MUST hahahaha

Soooo that’s it for today my sweetheart! E aí? Tá dominando já os modais? Tudo certo? Não tá? Volta e ouça de novo esse episódio, passa no google e digita modal verbs exercises para você treinar online e gratuitamente esse assunto e nunca mais esquecer!

Se você gosta do meu trabalho, quer acompanhar mais dicas como essa e ainda espiar minha vida aqui nos Estados Unidos, corre lá no Instagram @erika.belmonte ou lá no Linkedin – Erika Belmonte que eu mostro muita coisa bacana também nos Stories.

Lembrando que toda quinta às 19h temos nossa tradicional aula de inglês ao vivo, e todo material didática eu tbm entrego gratuitamente, só que lá no Telegram – Ingles com Erika Belmonte.

Pois é, I’m everywhere ahahahah

Thank you so so so sooo much for listening to this episode and see you next week!

Bye!

Aproveite para ler também:

Este site usa cookies (armazenamento de dados) temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar este site, você concorda com este monitoramento. Accept Leia mais...

Privacy & Cookies Policy